Estamos no período de férias escolares, onde as pessoas aproveitam para realizarem as tão esperadas viagens em família. Dessa forma, os aeroportos ficam movimentados e quanto maior circulação de pessoas aumenta também os riscos de roubos e furtos.
No aeroporto, é provavelmente o lugar onde os aproveitadores mais podem atuar sobre a displicência dos passageiros. Portanto, algumas dicas, mesmo as mais simples podem evitar a atuação de meliantes.
Casos aumentam em SP
Só no estado de São Paulo, os roubos cresceram 14,9% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já os furtos subiram 37,8% no período, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Dicas de segurança:
– Mantenha sempre suas bagagens próximas a você e ao alcance da sua visão.
– Dobre a atenção com seus pertences nos locais de alimentação, nos caixas bancários e quando estiver usando o telefone.
– Cuidado ao ser abordado por estranhos, pois a conversa pode ter o objetivo de distraí-lo de sua bagagem.
– Utilize as cabines da Siesta Box. Um espaço seguro, privado e equipado com cama, tv e ar-condicionado.
– Nunca aceite de pessoas alheias indicação de táxis ou outros veículos para transporte, pois há risco de furto fora da área do aeroporto, ao se usar transporte clandestino.
– Não busque informações com estranhos: procure os balcões de informação ou peça ajuda a funcionários com uniforme e crachá com a logomarca do administrador aeroportuário.
– Pergunte na sua companhia aérea ou agência de viagem sobre as empresas credenciadas que prestam serviço de táxi e locadoras.
– Caso tenha um pertence furtado, procure imediatamente um policial para informar a ocorrência ou peça ajuda a um segurança do aeroporto ou funcionário da Infraero; confira, ainda, no setor de achados e perdidos.
Crianças em aeroportos
Outra dica é com relação as crianças. Elas sempre precisam de cuidados especiais. Cuidado com menores em aeroportos, mantenha-os sempre a vista, se possível de mãos dadas. Caso tenham que usar o banheiro, prefira os tipos famílias, e nunca deixem-nos sozinhos em hipótese alguma.