Duas das melhores coisas da vida são comer bem e viajar. Quando elas se juntam temos o chamado turismo gastronômico. Para quem gosta de novas experiências, a culinária é uma das melhores formas de conhecer um local e seu povo.No Brasil, cada região tem suas características e tradições. Descubra no post a seguir como praticar o turismo gastronômico em 5 destinos que guardam incríveis sabores para você.
O que é turismo gastronômico?
A gastronomia faz parte de qualquer viagem, pois mesmo sem procurar é difícil não comer algum prato típico quando viajamos. Mas no caso desse tipo de turismo, a experiência é mais profunda.
A viagem pode não ser motivada apenas pela gastronomia, mas esse tipo de turismo ocorre com a prática de atividades ligadas à ela. Por exemplo, a participação em eventos, o conhecimento sobre ingredientes e processos de produção e, claro, a prova dos pratos típicos. Tudo isso faz com que a pessoa tenha uma imersão cultural baseada inteiramente na gastronomia.
Como fazer esse tipo de turismo?
Se você ama comer e conheces novos sabores, pode optar por praticar o turismo gastronômico em cada viagem. Mas como fazer isso? Alguns exemplos são:
- visitar lugares de produção de alimentos, como fazendas;
- ter aulas de gastronomia com um chef ou habitante local;
- fazer um city tour por restaurantes, bares e lanchonetes;
- conhecer vinícolas e fábricas de produtos artesanais;
- ir a feiras gastronômicas.
Os tipos de gastronomia no Brasil são diversas, pois temos uma culinária bastante rica. Como nosso povo foi formado por europeus, negros, indígenas e imigrantes as opções são inúmeras.
Quais os 5 melhores destinos para comer bem?
Selecionamos 5 destinos especiais para você conhecer. Além de fazerem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, essas cidades são ricas em gastronomia.
1. Tirantes – MG
Preservando a cultura local e a culinária regional, nessa cidade histórica você provará o melhor de Minas Gerais. Algumas receitas famosas são o pão de queijo, os doces mineiros e o feijão tropeiro.
Uma boa oportunidade de conhecer tudo é no Festival Cultural e Gastronômico de Tiradentes, no mês de agosto. O evento é referência no país e proporciona boa comida, além de cursos, palestras e outros eventos.
2. São Paulo – SP
Como cidade mais populosa do Brasil, em seus 466 anos São Paulo recebeu muitas pessoas. Brasileiros e estrangeiros vivem na cidade, o que a tornou um polo do turismo gastronômico.
Por exemplo, no bairro do Bexiga há culinária italiana. Já na Liberdade você encontra várias cozinhas orientais e no Brooklin está presente a comida alemã. Também há vários eventos e experiências na cidade. É só escolher.
3.Salvador – BA
Além da história e belas praias, a capital baiana também guarda a raiz da culinária regional, formada pela cultura africana e brasileira. Lá você vai provar desde pratos com frutos do mar e peixes até acarajé, tapioca e cuscuz doce. Todos com o tempero característico da Bahia.
4.Belém – PA
Belém é um bom exemplo de onde encontrar as delícias do norte. Região de sabores fortes e com influência dos povos indígenas, você encontra sabores como o tucupi e o açaí em vários pratos.
No Mercado Ver-o-Peso, por exemplo, ocorre uma festa de sabores. Com pratos ricos em ingredientes locais como a maniçoba, a gastronomia paraense não só preserva a cultura regional como a divulga para todos os que passam por lá.
5. Gramado – RS
O enoturismo do sul é famoso. Mas para além das vinícolas, a região conta com receitas originadas tradicionais dos imigrantes e da mistura de culturas.
Gramado é onde você encontra de tudo um pouco, especialmente nos festivais gastronômicos. Por exemplo, é fácil provar um chimarrão de origens indígenas, comer uma carne do conesul e uma sobremesa suíça.
O turismo gastronômico é uma forma não só de comer bem, mas de fazer uma imersão cultural por meio da culinária. No Brasil a experiência é ainda mais rica por cada região ter suas próprias tradições e culturas, tornando cada lugar especial.
Quer receber dicas e mais conteúdos sobre viagens? Assine a nossa newsletter.
[…] próximo destino nos leva à Europa, lar de algumas das mais antigas tradições culinárias do mundo. Da cozinha reconfortante da Itália à sofisticação da culinária francesa, a Europa é […]